domingo, 18 de maio de 2014

A água , um bem precioso .

O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países (em sua maioria europeus) e vários estudos tem sido realizados para tentar sanar o problema. “A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os itens industrializados precisam de água para serem produzidos, inclusive dinheiro”, afirmou o jornalista Roberto Haushahn, que teve a água como tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Para fabricar cada quilo de aço são necessários 600 litros de água. Um litro de cerveja precisa de três a quatro litros. “A maior produtora de cerveja do Brasil gasta por ano 30 bilhões de água. Para se fazer uma folha de papel sulfite se gasta 380 litros”, disse Haushahn. “Se todas as pessoas do mundo consumissem como os americanos, seriam necessários cinco planetas Terra”, afirmou.
Previsões afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo. Possuí 13,7 % de toda a água potável no mundo. “Se hoje nós temos guerra por causa de petróleo, como será quando a água se tornar escassa? Seremos, no mínimo, alvo”, disse Roberto Haushahn.
Águas subterrâneas poderiam ser uma alternativa para suprir as necessidades futuras. Mas não significa que os problemas acabarão. Um dos maiores aqüíferos do Brasil está no Sul e já abastece cidades próximas. “O Aqüífero Guarani que está no Sul do Brasil é imenso, mas há dados de que já esteja contaminado”, apontou Waverli. Além da contaminação, cidades que estão sob estas águas subterrâneas podem afundar com o uso indiscriminado. Um exemplo é a Cidade do México (MÉXICO), que enfrenta muitos problemas com a drenagem de água.

Agora vamos propor uma atividade bem legal , é só imprimir , colorir , se divertir e descobrir os importantes uso da água e como preserva lá :



Olá Pessoal ! A copa está chegando , e com ela vem aqueles adereços que costumamos usar para torcer pelo nosso País . Seja um colar , uma pulseira , uma corneta ou até uma vuvuzela . Hoje trouxemos um adereço bem criativo , fácil e bonito .

Com ajuda de um papelão e de um cordão , temos essa linda gravata :



Depois é só pintar , usar a criatividade na hora de enfeitar e mãos a obra !

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ciclo da Água - Quebra Cabeça

Bom dia a todos!!!
Hoje trouxemos uma atividade para mostrar aos alunos o ciclo da água com o quebra cabeça na imagem abaixo.



Depois de imprimir, cole esta folha em um papel cartão ou cartolina. Recorte nas áreas indicadas e depois monte seu quebra cabeça com a ordem certa do ciclo da água.

Boa aula!!!

É Preciso Reciclar

Bom dia à todos!!!
Hoje trouxemos este vídeo, que pode ser apresentado em sala de aula com o objetivo de conscientizar as crianças sobre este tema tão importante: a Reciclagem.
De uma forma bem lúdica e com personagens que estão presentes no cotidiano dos alunos, utilizando recursos audiovisuais, este vídeo fixa-se na mente das crianças fazendo com que seu objetivo seja alcançado.
Vale à pena assistir!!!



Até a próxima!!!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O aluno amigo do Ambiente

  • Às vezes pensamos que, como somos pequenos, não podemos fazer nada para ajudar o Ambiente. E não é que isso é um erro?
  • É que todos nós podemos fazer alguma coisa, mesmo que pareça insignificante e mesmo que sejamos apenas dois ou três a fazê-lo (na sala de aula, por exemplo).
  • É que dois ou três meninos em cada sala de aula dão milhões de meninos em todo o mundo! Nunca tinhas pensado nisso, pois não?
  • Então vê tudo aquilo que podes fazer para preservar o Ambiente, mesmo sendo uma criança:

      - Utiliza sempre canetas recarregáveis ou biodegradáveis em vez daquelas que usas e deitas fora quando acabam. Quando a tinta da caneta recarregável acaba, basta ir à papelaria comprar mais!

      - Gasta os lápis até ao fim, enquanto der para escrever com facilidade.

      - Compra cadernos de papel reciclado. Não imaginas a quantidade de árvores que se poupa ao usar este tipo de papel! Sim, ainda são mais caros, mas com o tempo isso vai mudar.

      - Escreve sempre dos dois lados do papel. Na parte de trás do papel já usado (fotocópias, por exemplo) podes fazer rascunhos ou desenhos.

      - Em vez de deitares o papel velho logo para o lixo, guarda-o para depois o pores no papelão. Quem sabe se daqui a uns tempos não voltas a escrever nele em forma de papel reciclado? E olha que, hoje em dia, já nem se dá pela diferença entre papel reciclado e papel original.

      - Leva as sandes ou bolinhos para a escola dentro de caixas de plástico em vez de os embrulhares em papel ou sacos de plástico. Assim podes sempre trazê-las para casa voltar a usá-las todos os dias (depois de lavadas, claro!).

      - Se vires que não está ninguém na sala de aula, apaga a luz. Podes fazer o mesmo na tua casa, não é preciso andar a gastar energia desnecessariamente.

      - Na casa-de-banho, não deixes a água a correr quando não estás a usá-la. Se vires que há uma torneira a pingar, avisa as pessoas responsáveis. É que, pingo a pingo, ao fim do dia desperdiçam-se litros de água!

      - Luta para que as bebidas e comidas sejam servidas em pratos de louça e copos de vidro. Lavam-se e voltam a usar-se. Com o plástico, o desperdício é enorme!
  • Com tudo isto, tu consegues poupar muita energia. E a tua escola também!
  • Queres saber mais uma coisa? Se tu fizeres sempre isto, os outros vão ver que tu és um bom exemplo e vão tentar imitar-te.
    Não tenhas vergonha de ser amigo do Ambiente! Pode dar mais trabalho, mas a Terra é a nossa casa!
  • Explica-lhes estas coisas simples que podem ajudar muito o Ambiente.

A reciclagem e as crianças

Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, pais, podemos passar para nossos filhos. Somente assim eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.
E para isso só é necessário vontade, desejo e persistência. Vale ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado que muitos discursos. No dia 17 de maio se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia. A partir dos 3 anos de idade, as crianças já podem aprender a separar os resíduos.

Día Mundial da Reciclagem

As crianças e a reciclagem
No princípio, o ensino vem do exemplo que dão seus pais. Se, desde pequeno, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais(vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
A reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. Na Espanha, por exemplo, só se recicla 11% dos resíduos. Em países como Holanda e França, já se recicla de 30 a 50%.
O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.

Como explicar a reciclagem às crianças

Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Por que temos que reciclar

É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
Exemplos:
1- Papel – para fabricar uma tonelada de papel é necessário utilizar entre 10 e 15 árvores, 7800 Kw/h de energia elétrica e uma grande quantidade de água. Ao reciclar o papel, se reduzirá o corte de árvores, se economizará energia elétrica e uma grande quantidade de água. Além disso, estaremos protegendo animais como os insetos e os pássaros, que dependem muito das árvores para sobreviverem.
2- Vidro – O vidro é reciclável porque está feito de areia, carbonado de cal, carbonato de sódio, materiais que requerem muita energia para sua fabricação. Para fundir vidro descartável se requer menos temperatura que para fabricá-lo com matéria-prima virgem.
3- Aluminio - Pode-se encontrar alumínio em um mineral chamado bauxita. Para extraí-lo e processá-lo requer uma grande quantidade de energia elétrica, sendo que se obtivermos o alumínio reciclando-o, se economizará quase 95% de energia. 

O que podemos fazer para educar as crianças

Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.
Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:
1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.
4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
5- Evitar impressões de papel desnecessárias.
6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
7- Escolher papéis reciclados.
8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
9- Usar lâmpadas de baixo consumo.
10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares. 

domingo, 4 de maio de 2014

Dia das mães

Boa Noite pessoal !! Estamos nos aproximando do Dia das mães , e através de reciclagem , podemos fazer um presente bem legal para presente-alás . É uma rosa porta bombom que além de ser deliciosa , pode ser usada como enfeite . Veja:

Passo a Passo: 

Materiais: 1 palito de churrasco; 1 quadrado de EVA; 1 folha em EVA; fita floral verde; cola bastão; cola para EVA; papel para embrulhar bombom; bombom a sua escolha.

1. Passe cola bastão na pontinha da fita floral e comece a enrolar o palito, termine com cola também.
Obs: deixe uma ponta sem fita para espetar o bombom.
2. Corte a folha conforme o molde. Encaixe o palito no meio da folha, através da abertura inferior e com a cola de EVA, cole as potinhas, fixando a folha no palito;


3. Corte o quadrado de EVA conforme o molde. Com cola de EVA una as pontas A com D, H com E, formando um copinho. Pelo lado de fora do copinho, una as pontas restantes: B com G, C com F. A flor estará pronta;

4. Embrulhe o bombom com o papel laminado. Encaixe o bombom já embrulhado dentro da flor;


5. Encaixe o palito na parte inferior da flor (até esconder a parte não encapada)



Vamos lá ? Mãos a obra !




                                                                             





segunda-feira, 14 de abril de 2014

   Olá seja bem vindo!


   Este blog foi montado por nós, alunas do primeiro semestre de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com objetivo de não somente apresentar o tema “Ecologia e Preservação Ambiental”, mas principalmente auxiliar professores da rede básica de ensino no trabalho com este tema. 
   Além de tratarmos o assunto de forma bem simples, sempre comparamos  situações do cotidiano, para que a criança compreenda melhor e seja mais uma agente no trabalho de preservação do nosso meio ambiente.
   O fundamental é mostrar aos nossos alunos que meio ambiente não são somente áreas verdes, mais sim todo o lugar onde ela convive socialmente.
   Sempre estaremos atualizando esta pagina com novos textos e propostas de atividades para o professor trabalharem em sala de aula. Aceitamos também sugestões, pois toda ajuda é bem vinda.
   Esperamos que gostem, pois este blog foi elaborado com muita dedicação, pois acreditamos na EDUCAÇÃO, e cabe a nós professores instruir nossos alunos, juntamente com o apoio de toda a comunidade escolar, pois a EDUCAÇÃO é de TODOS e para TODOS, independente de classe social, etnia ou cultura, todos temos direito ao saber.
   
Gratas pela visita:


Ariane de Andrade, Larissa Umbelino Alves Rocha, Marina Mendes da Silva e Rafaela Nicolini de Camargo.